segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quebrando o mito: “Se eu treinar pesado vou ficar igual um homem”



A musculação transforma o corpo da mulher a ponto de fazê-lo parecer masculino? Claro que não! Descubra as razões fisiológicas e hormonais que impedem as mulheres de ficarem tão musculosas quanto homens.

“Eu não vou fazer isso, não quero ter um corpo masculino”. É muito comum ouvir isso das mulheres. Muitas pessoas, inclusive homens, passaram a acreditar que a mulher que malha se transformará, de alguma maneira, no estereótipo da fisiculturista feminina.


mulher

Este artigo irá discutir e comparar a fisiologia, adaptações hormonais ao treinamento de resist6encia, e o papel da dieta em ganhar massa magra, nos homens e nas mulheres.

Mulheres e a construção muscular


Fisiologia

Embora homens e mulheres são estruturalmente falando, semelhantes, existe muitas diferenças que afetam a capacidade dos sexos de ganhar massa magra.

Hormônios

O principal motivo que as mulheres não ganham tanta massa magra quanto os homens é a diferença hormonal.
testosterona é um dos hormônios androgênicos responsável pelo anabolismo no corpo. É a testosterona que dá os traços masculinos no ser humano (pêlos, engrossamento da voz, aumento da massa muscular, dentre outros.). Os dois sexos produzem esse hormônio, mas os homens têm quantidade MUITO maior de testosterona no sangue.
No entanto, não é a quantidade de testosterona em um indivíduo que determina seu potencial para o crescimento muscular, uma vez que a maior parte da testosterona no corpo é ligado a uma globumina ligadora de hormônios (SHGB) ou outras proteínas como a albumina. O que importa mesmo é a quantidade de testosterona LIVRE no sangue. Nos homens, a média de testosterona livre é de 2% (270-1100 ng/dl) enquanto o valor nas mulheres é de 6-86 ng/dl.

O “equivalente” feminino da testosterona é o estrogênio. Além de aumentar o hormônio do crescimento (GH), ele também aumenta:
  • SHBG, que diminui a quantidade de testosterona livre no sangue
  • Cortisol, que reduz a massa muscular

Treinamento de resistência e adaptações hormonais

Estudos têm demonstrado que o Treino de Resistência aumenta a testosterona total nos homens, mas que não há esse aumento nas mulheres. Mas a testosterona livre foi elevada em até 25% nas mulheres após o treinamento de resistência.
Porém, a quantidade de testosterona livre nas mulheres é tão pequena, que esse aumento de 25% não é muito significante. Portanto, tem sido sugerido que outros hormônios anabólicos, como o GH, podem ser os responsáveis pela hipertrofia no sexo feminino.

O papel da dieta no ganho muscular

A dieta é um componente MUITO importante na hora de ganhar massa muscular. É preciso ingerir mais calorias do que o nível de manutenção corporal. Como as mulheres são geralmente menores que os homens (menor massa óssea, menos massa muscular, etc), elas geralmente comem menos.
Se uma mulher comer a quantia que um homem come para ganhar massa, elas provavelmente ganhariam muita gordura indesejada. As mulheres são também mais propensas a distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, que são bastante prejudiciais à hipertrofia muscular.
Conclusão
A masculinização da mulher não ocorre como resultado de um treino pesado por si só, mas sim por causa do excesso dos hormônios androgênicos (como a testosterona), que são adquiridos de formas não convenientes, como a aplicação por meio de seringas.
A mulher que NÃO faz uso desses hormônios, pode malhar o quão pesado ela quiser, que não chegará perto de “parecer um homem.” Com um acompanhamento profissional e dieta adequada, é possível ter o corpo como o da Fernanda Sierra.


0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail