segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dicas para lidar com crianças que não querem comer



É daqueles que ficou frustrado, quando deu a primeira refeição ao seu filho e percebeu que ele não seria fácil de contentar? Cuspiu tudo? Fez birra? Calma, a maioria dos miúdos passa por uma fase em que não querem comer ou apenas querem determinados alimentos.
Opções
O site http://pequenada.com dá dicas de como contornar esse problema. Nós fizemos um apanhado.

1. Tenha em atenção a apresentação. Um prato enfeitado é mais apelativo aos olhos dos miúdos. Se enfeitar as batatas com uma cara sorridente ou cortar o hambúrguer com um molde divertido pode ser o suficiente para evitar que o seu filho se recuse a comer. Seja criativo!

2. Evite forçar. Se já conseguiu que o seu filho comesse qualquer coisa, não o force a comer mais se perceber que ele já está com vómitos. Quando ele tiver fome, de certeza, que vai pedir-lhe qualquer coisa. Mais tarde, dê-lhe uma bolacha ou uma fruta.

3. Envolva as crianças. Uma das melhores formas de incentivar as crianças a comer é levá-las a ajudá-lo a confeccionar as refeições – Assim, vão sentir-se mais motivados a comer... Afinal de contas, foram eles o "chefe". Quem não querer provar aquilo que fez.

4. Evite ser tão mandão. Passar a hora da refeição a dizer "come a carne" ou "come os vegetais" é desgastante para si e para os seus filhos. As crianças têm, muitas vezes, a tendência de desafiar e fazer exactamente o contrário. Deixe-o comer ao seu ritmo, sem dar ordens. Se achar melhor, coloque-o a jantar alguns minutos antes do resto da família, para lhe dar algum tempo de avanço.

5. Opte por snacks saudáveis. Se já souber de ante mão que o seu filho não vai comer o suficiente à refeição, dê-lhe snacks saudáveis entre as refeições como complemento. Evite é dar-lhos muito perto do almoço ou jantar. Por exemplo, se não comer tudo, não terá de se preocupar, porque o seu filho comeu um bom lanche.

6. Recorra aos ídolos. Utilizar os desenhados animados ou personagens de brincadeira preferidas para influencia-los a comer é uma boa opção. Diga-lhes que a "Hello Kitty adora puré e come sempre tudo para estar sempre bonita" ou "o Super-homem é forte porque come sempre a carne e os vegetais que a mãe lhe põe no prato".

7. Alterne os alimentos. É mais seguro optar por aqueles alimentos que já sabe que o seu filho gosta, mas, ao mesmo tempo, não é saudável comer sempre o mesmo. Todos precisamos de um equilíbrio nutricional e isso encontra-se nos mais variados alimentos. Sugerimos que vá implementando novos pratos de forma progressiva para que o petiz se vá habituando.

8.  Dê o exemplo. É importante que também coma bem, porque o seu filho está muito atento aos seus actos, mesmo que você não se aperceba.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail