quarta-feira, 3 de abril de 2013

Audi Dia Feliz: Uma avalição rápida de quatro modelos da marca alemã



Audi Dia Feliz: Uma avalição rápida de quatro modelos da marca alemã Audi Dia Feliz: Uma avalição rápida de quatro modelos da marca alemã

Audi Dia Feliz: Uma avalição rápida de quatro modelos da marca alemã Audi Dia Feliz: Uma avalição rápida de quatro modelos da marca alemã
TT RS

Para que alguns parâmetros não interferissem nas percepções começamos a rodar com o TT RS. Saímos do ponto de partida e ingressamos em um pesado trânsito carregado por ruas irregulares, natural, pois estávamos em São Paulo. O TT RS chega ao Brasil por um valor sugerido de R$ 399 mil na opção fechada e R$ 419 mil na versão Roadster. O modelo que estávamos rodando era o Coupé. Com 15 anos de vida, o Audi TT é um modelo totalmente consolidado e bem aceito. Não é um best-seller de vendas, mas é um dos mais paparicados pelos amantes da esportividade. A versão RS usa um motor de 2,5L de 340 cv de potência máxima. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3s. O segredo para o bom desempenho está no turbocharged aplicado na área central do propulsor, que, em conjunto com o sistema de recuperação de energia do freio, ainda reduz o consumo de combustível. De acordo com a Audi, o TT RS faz 11,75 km/litro na média combinada entre cidade e estrada. Durante a nossa avalição o computador de bordo do TT marcou uma média de 8,7 km/l.

Conclusão: Apesar de ter 15 anos de estrada, o TT RS ainda chama muita atenção por onde passa. O prazer ao dirigir do modelo também continua em alta. Os únicos pecados do esportivo são a falta de espaço para os ocupantes no banco traseiro e o incomodo rodar na cidade. Lembre-se que você irá pagar quase meio milhão por um automóvel. Mas tudo bem, dificilmente o usuário de um TT RS levaria em conta os pontos citados.

WebMotors rodou no TT por uma semana em 2007. Na época dissemos: Rápido e bonito, Audi TT Coupé peca em ergonomia e acabamento

S5

O próximo carro da Audi foi o S5 Cabriolet (R$ 387.900), versão esportiva do A5 conversível. Equipado com um motor V6 de 333 cv, o ponto forte do modelo é o torque estupendo, de 440 Nm, a partir de 2.900 rpm. Já em um percurso rodoviário com o S5, com a capota fechada, o RPM marcava por volta de 1.200 rotações a 110 km/h. O motor da opção esportiva substitui o antigo V8 de 4,2 litros. De acordo com a Audi, a troca reduziu o consumo de combustível em 20%, com média de 12,3 km/l.

O conforto do S5 é superior ao do TT, mas a impressão de agilidade e rapidez é muito maior no Coupé. Vale lembrar que estávamos em uma versão “descapotável”, tal detalhe deixa o carro, naturalmente, mais molengão. Apesar de o degrau de prazer ao dirigir ser maior, o esportivo do A5 tem um desempenho invejável. O S5 Coupé, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9s, já o Cabriolet em 5,4s.

Conclusão: Mais em conta que o TT RS, o S5 é uma boa opção para aquele usuário que pretende unir a esportividade ao convívio familiar. O conversível pode ser usado facilmente no dia a dia, a versão fechada mais ainda. Infelizmente, durante o test-drive não conseguimos “abaixar” a capota, pois estava chovendo muito. Sem o sistema Audi Drive Select, item de série que oferece ao motorista quatro modos de condução - Comfort, Dynamic, Auto e Individual – o S5 talvez não ficasse tão prazeroso de se dirigir. Afinal, por meio de um botão o condutor consegue modificar as características de direção, acelerador, câmbio e dos módulos de controle do amortecimento.

S7

Se o S5 fosse a compra mais racional, o S7 nem precisaria estar na jogada. Mas o modelo topo de gama estava lá para aguçar o nosso paladar. Com um valor sugerido de R$ 500 mil, o Sportback chega com um “poderoso” motor de 4,0L de 420 cv e 575 Nm de torque. Um dos pontos que impressiona no modelo é a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7s, considerada rápida para um carro com quase duas toneladas (1.945 kg) de peso. Outro detalhe é que mesmo com todo o tamanho, o S7 não tem fama de “beberrão”, registra 7,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Um dos segredos para apresentar um consumo eficiente, pode ser justificado pelo sistema denominado de “Audi cylinder on demand". Ele desliga seletivamente quatro dos oito cilindros, sem que o condutor note qualquer diferença. A desativação dos cilindros depende de vários fatores: o regime do motor deve se encontrar entre 900 e 3.500 rpm; a temperatura do motor não pode ser inferior a 40° C; e o veículo tem de circular, pelo menos, em terceira marcha. O condutor pode ser informado quando o motor funciona do modo econômico, por meio do painel.

Conclusão: Conforto, esportividade e espaço estão reunidos em um único modelo. O fator que pode pesar mais para o lado contrário do S7 está no seu alto valor. Afinal, com R$ 500 mil dá para você comprar muita coisa na concorrência também. No WebMotors, por exemplo, você encontra mais de 20 opções por R$ 500 mil.

A4

Deixamos o modelo mais em conta da série para o fim da avaliação. Afinal, ele está em um mundo mais real. Embarcar em um A4 na sua opção de entrada, depois de ter andado em três feras da marca da argola é um pouco de covardia. Tanto é que compará-lo inúmeras vezes com o Jetta foi uma questão de lógica. O A4 chega com um 2,0L de 180 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 8,2s. O valor sugerido para o modelo é de R$ 118,90 mil. O consumo combinado é de 14,1 km/l (10,6 km/litro na cidade e 17,5 km/litro na estrada).

Ao contrário do A4 na versão Ambiente, avaliado pelo WebMotors no ano passado, o da versão Attraction não conta com teto-solar, banco elétrico para o acompanhante, sensor de chuva e espelho retrovisor antiembaçante.

Conclusão: O A4 na versão de entrada é uma boa opção de primeiro passo para aquele usuário que está de olho em um sedã da marca alemã. O câmbio CVT não responde com a mesma precisão dos modelos equipados com o automático ou com o sistema de dupla embreagem. Se comparado com os modelos Classe C, da compatriota, o A4 está mais equipado mesmo na opção de entrada.

ModelosTT RS CoupéS5 CabrioS7 SportbackA4 Attraction
Motor2.480 cm³2.995 cm³3.993 cm³1.984 cm³
Potência340 cv333 cv420 cv180 cv
Torque450 Nm440 Nm550 Nm320 Nm
0 - 100 km/h4,3s5,4s4,7s8,2s
Peso1.475 kg1.745 kg1.945 kg1.465 kg
Comprimento4.198 m4.635 m4.980 m4.701 m
Largura1.842 m1.855 m1.911 m1.826 m
Altura1.342 m1.380 m1.408 m1.427 m
Entre-eixos2.468 m2.810 m2.914 m2.808 m
Porta-malas250 l380 l535 l480 l
Consumo11,7 km/l12,3 km/l10,4 km/l14,1 km/l
Preço R$399 mil387,90 mil500 mil118,90 mil

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