sexta-feira, 12 de abril de 2013

Seu bebê ainda não anda?


(Foto: iStock)
Estive esse final de semana em duas festinhas infantis lindas, de crianças de um ano, e conversei com diversas mães que têm uma preocupação em comum: as crianças, todas acima de 12 meses, ainda não andam sozinhas.
Entendo a preocupação. Eu mesma, há um mês, mais ou menos, ficava angustiada porque a Maitê só queria saber de engatinhar."Será que ela não vai andar nunca?", eu me perguntava. Claro que parte disso é ansiedade de mãe. Queremos que as crianças andem logo, comam sozinha logo, durmam a noite toda logo...e por aí vai! Mas a questão é bem mais complexa.
Pra começo de conversa, cada criança tem seu tempo. Umas andam com 10 meses. Outras com um ano e meio. E não tem problema nenhum. Outro detalhe deve ser levado em consideração: será que essa criança é estimulada de fato para aprender a andar? Sim, parte da culpa é dos pais, que dão tudo na mão do filho, não deixam a criança se esforçar pra nada. E, por fim, existem problemas de saúde e os pais devem ficar atentos. Se o tempo for passando e essa criança nem tentar andar, o caso deve ser discutido com o pediatra. Mas muita calma antes de achar que seu bebê tem problema. Pode ser que ele seja preguiçoso mesmo, como a minha Maitê era!
Bom, se o caso for preguiça, os especialistas dizem que nós podemos dar uma forcinha. Mães e pais: soltem as crianças para explorar, cair e levantar; coloquem os brinquedos que seu filho mais gosta longe, para que a criança tenha que ir até ele; dê a mão e caminhe com o bebê (prepare-se para a mais maravilhosa dor nas costas); não se desespere se, por acaso, ele cair (só o ajude se for realmente necessário - se o tombo for feio não fique esperando, procure um médico) e, por fim, fique longe do andador, que atrapalha o processo psicomotor.
Se você fizer tudo isso, em breve, os passinhos vão ficar mais constantes. Seu bebê vai andar todo serelepe por aí. Como a minha Maitê, que fez um ano em 31 de janeiro e, no dia 23 de fevereiro, disparou numa velocidade incrível. Hoje eu brinco que ela não anda, corre! E é uma delícia ver minha filhinha descobrir o mundo com suas próprias perninhas, indo pra onde quer!

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail