sexta-feira, 12 de abril de 2013

Com a BMW F 800 GS, o asfalto e a terra nunca estiveram tão próximos


Renovado, o modelo trail da marca alemã mantém preço, mas agora conta com sistema de freios ABS, aquecedor de manopla e controle de tração de série
Com a BMW F 800 GS, o asfalto e a terra nunca estiveram tão próximos

Com o mercado de motos premium em franco crescimento e, principalmente motivado pelo lançamento mundial da Triumph Tiger 800, a BMW se sentiu na obrigação de renovar seu produto. Porém, seguindo a máxima “em time que está ganhando não se mexe”, as atualizações foram poucas, mas eficientes. As aletas laterais agora são menores e com ângulos mais incisivos, deixando o visual ainda mais agressivo. Os defletores de ar frontais subiram alguns centímetros e estão mais próximas do parabrisa, permitindo assim um melhor fluxo de ar. O “bico” da moto também mudou para seguir as linhas mais angulares e agressivas do conjunto. As setas e a lanterna traseira em LED receberam uma máscara fumê. 


Além disso, os comandos de punho ficaram mais padronizados, de fácil acesso e manuseio. O acionamento das setas indicadoras, por exemplo. Anteriormente existiam dois botões, um em cada punho. Agora estão unidos do mesmo lado, na esquerda, como na maioria das motocicletas. Outro detalhe que mudou foi o “corta-corrente”, agora acionado por um botão mais convencional. 

O painel de instrumentos continua o mesmo. Tem conta giros e velocímetro analógicos, e um display totalmente digital contendo todas as informações necessárias. Temperatura do motor, hodômetro total e parcial, indicador de marcha engatada, nível de combustível, relógio, cronômetro e autonomia do tanque são alguns de seus atributos. Mas, nem tudo é perfeito. Em alta velocidade, acima dos 100 km/h, há certa dificuldade na visualização do velocímetro analógico. Há ainda uma saída 12V para acessórios como, por exemplo, um GPS. O painel conta com uma iluminação laranja de acendimento automático quando a luz ambiente diminui. 


Motorização e mais tecnologia
A F 800 GS 2013 conservou o mesmo motor de sua versão anterior, um bicilíndrico paralelo de 798 cm³ com refrigeração líquida, capaz de gerar 85 cv a 7.500 rpm e 8,5 kgf.m de torque a 5.750 rpm. Como percebemos pelos números, a força deste propulsor vem desde as mais baixas rotações, ou seja, tem fôlego de sobra para ultrapassagens nas rodovias, sem pedir a troca constante de marcha. Em alta velocidade, acima dos 140 km/h, o conjunto passa um pouco de vibração aos pés do condutor, mas nada fora do comum para uma moto que é equipada com motor de dois cilindros paralelos. A caixa de câmbio de seis velocidades tem encaixes justos e precisos. O acionamento da embreagem, às vezes, é até desnecessário. 


Durante o teste, exigimos bastante do motor da BMW F 800GS dentro da cidade, em rodovias e em estradas de terra. Mesmo assim, a moto teve um consumo de combustível razoável: média de 17,9 km/l. Com esta média, o tanque de 16 litros tem uma autonomia total de 287,79 km, próximos aos 305 km declarados pela marca. 

No quesito tecnologia, a motocicleta da marca bávara ganhou uma novidade: o controle de tração ASC (Automatic Stability Control) de série. Na Europa, o modelo conta como opcional ajuste eletrônico de suspensão (ESA), que não chegou ao Brasil. Já o trabalho do ASC é muito bem vindo, principalmente em pisos irregulares e escorregadios. Assim que o sistema detecta que a motocicleta perde aderência, o sistema corta o motor e corrige praticamente sozinho a situação. Uma segurança a mais para o motociclista. Mas, para uma pilotagem mais agressiva no off-road, recomenda-se que o controle de tração seja desligado para que a moto não “engasgue” por conta das irregularidades do piso, já que o sistema visa mais a segurança do que o desempenho. 

O aumento da segurança do condutor não para por aí. Discos duplos dianteiros de 300 mm são mordidos por pinça flutuante de dois pistões da Brembo e, na traseira, disco simples de 265 mm com pinça de um pistão, também da marca italiana. O ótimo conjunto fica ainda melhor com a adição do ABS de série. Como o controle de tração, o sistema antitravamento também pode ser desligado, ambos por meio de um botão no punho esquerdo. 

Ciclística e versatilidade

Uma das principais características da BMW F 800 GS é sua versatilidade. Ela roda muito bem em estradas asfaltadas e também fora delas. Isso, graças ao quadro em treliça de tubos de aço, que traz mais rigidez, a seu conjunto de suspensões e a sua roda dianteira de 21 polegadas. O garfo invertido de 230 mm de curso e o monoamortecedor traseiro de 215 mm de curso com regulagens em retorno e pré-carga de mola, deixam o piloto mais alto que o restante, permitindo uma melhor visualização do tráfego. Além disso, transpor obstáculos como valetas, buracos, lombadas, troncos e pedras é trabalho fácil para esta máquina. Ela pode até enganar pelo ótimo acabamento dos componentes. Mas o fato é que essa trail tem mesmo o espírito off-road em toda sua construção. Deixá-la ainda mais pronta para encarar a terra é fácil. O cliente pode equipá-la com protetores de mão, protetor de cárter e de motor, tornado-a ainda mais apta para o off-road. 

Para conquistar uma legião de fãs como fez a BMW F 800 GS, uma motocicleta deve agradar uma grande variedade de consumidores. Sendo assim, a BMW oferece três opções de bancos, com alturas diferentes, além do banco standard de 880 mm. Para os mais baixinhos, o banco de 850 mm de altura. Para os mais altos, o banco Rallye, que fica a 920 mm de distância do solo. Já para os estradeiros, há uma opção Confort, que, além de ficar a 895 mm do solo, conta com espuma mais macia e assento em dois níveis. 

Mercado

O reinado da BMW F 800 GS foi ameaçado com o lançamento da concorrente inglesa Triumph Tiger 800. Por isso, a marca alemã se movimentou e fez as atualizações apresentadas em seu consagrado modelo. Mesmo recebendo ABS, controle de tração e aquecedor de manoplas de série, a versão 2013 da F 800 GS está disponível na rede de concessionárias da marca pelo mesmo preço público sugerido que o modelo anterior: R$ 42.900, nas cores marrom, branca e azul. 


BMW F 800 GS 2013
MOTOR
Bicilíndrico, DOHC, quatro tempos, oito válvulas, arrefecimento líquido
Capacidade 798 cm³
Potência Máxima 85 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 8,5 kgf.m a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12:1
Câmbio 6 marchas
Transmissão Final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico invertido com 230 mm de curso
Traseira Monoamortecida com 215 mm de curso
FREIO
Dianteiro Disco duplo flutuante de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
Traseiro Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão
Dimensões (C x L x A) 2.320 mm x 945 mm x 1.350 mm
Altura do Assento 880 mm
Distância Entre-eixos 1,578 mm
Tanque de Combustível 16 litros (4 litros de reserva)
Peso 207 kg em ordem de marcha
Cores: Branca, marrom e azul
Preço Sugerido (sem frete nem seguro) R$ 42.900

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