quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conheça a história das tranças


Conheça a história das tranças
As tranças são, com certeza, um dos penteados tendência mais antigos no mundo da beleza. Idade, sexo, status social, riqueza, ou até estado civil, o penteado por muito tempo funcionou como indicador social da condição humana. Muito popular atualmente, o Puretrend faz uma viagem pelos diferentes tempos e significados da trança ao longo da história para mostrar que ter uma trança no cabelo não é tão novidade assim...

Pré História
As primeiras tranças foram percebidas em estátuas, como a Vênus de Brassempouy e a Vênus de Willendorf, datando de cerca de 22 mil anos antes de Cristo. No entanto, a praticidade do penteado só começou a ser notada muito tempo depois.

Egito antigo
Todos têm em mente a imagem de uma Cleópatra cheia de tranças. De fato, a rainha amava separar suas madeixas com bijoux, fios de ouro, e até extensões. Reveladora de estatus social, o penteado aparecia sempre de forma bem elaborada. Ter muitas tranças era um sinal de riqueza. Os pelos da barba trançados significavam que, quem usava, estava próximo de divindades. Por outro lado, as crianças eram habituadas e raspar a cabeça. Alguns, no entanto, mantinham uma mecha para que pudessem trançar.

Império Romano
Durante esse período, as mulheres tinham o hábito de usar o alto da cabeça cacheado, e depois trançar os fios de forma arrendondada, em pequenos grupos. Assim como no Egito Antigo, a qualidade do penteado era um sinal também de status.

Grécia Antiga
Há alguns anos, pesquisadores do departamento de História da Universidade Fairfield quiseram estudar os penteados das esculturas para saber se seus criadores se inspiravam em penteados usados por mulheres experimentando em sí mesmos.

Ameríndios
A imagem de índios com tranças é comum. Mas cada tribo possuia uma relação exclusiva com seu penteado. Alguns, no entanto, usavam as conhecidas duas tranças, cada uma de um lado. Mas em diferentes etnias, as tranças podiam ser também sinal de celibato ou somente reservada aos homens, enquanto as mulheres usavam os fios curtos.

Celtas
A imagem que mantemos dos celtas é aquela de loiros com cabelos longos com uma meia trança. A classe média usava o penteado dessa forma graças à sua praticidade, enquanto a classe alta usava tranças mais elaboradas e complicadas.

Idade-média
Na época medieval, as tranças eram um grande clássico dos penteados, embora as mulheres tivessem que usar toucas para esconder seus cabelos, sob pena de serem consideradas bruxas.

Império Mongol
O Império Mongol teve grande influência no estilo ao longo da história. Desde o século XIII, os penteados eram extremamente elaborados. Os estilistas e cabeleireiros de Star Wars foram diretamente inspirados pelo cabelo dos mongóis, mais especificamente pela Rainha Amidala, interpretada por Natalie Portman.

China
Na China, as tranças tinham grande importância, principalmente para os homens. Eles usavam com uma na metade da cebeça, e a outra bem fina e longa. Os que não se penteavam assim poderiam ser acusados de desobediência e serem executados.

Trança moderna
A trança hoje é um clássico do nosso repertório de penteados . Seja uma trança afro, que ganhou reconhecimento na década de 70, trança coroa ou super trabalhadas, elas estão em todos os lugares, da passarela às ruas, e até nas cabeças das celebridades.

Clémentine Santerre555
Fonte: puretrend

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail