quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas para entender, prevenir e combater a obesidade infantil


(Foto: iStock)A obesidade é uma epidemia mundial e um problema sério de saúde pública que só vem aumentando a cada ano que passa. Para a endocrinologista Jamilly Drago, estamos diante de uma epidemia mundial. E não são apenas os adultos que sofrem com o problema. Crianças também podem desenvolver obesidade e sofrer com o excesso de peso. Neste caso os pais estar atentos em relação aos fatores que podem levar as crianças à obesidade. Quais os comportamentos que ajudam a evitar a obesidade infantil? Com uma mãe pode saber se o seu filho está obeso? Quais medidas ela pode tomar caso perceba que seu filho está cima do peso? Veja adiante:
Quais são os principais fatores que levam crianças à obesidade?
Segundo Elisabeth Fernandes, médica preceptora de pediatria da Faculdade de Medicina do ABC, a obesidade é provocada pelo aumento da ingestão diária de calorias em relação ao gasto calórico total. Para ela raramente doenças genéticas são apontadas como causas da obesidade infantil.
Por sua vez, a endocrinologista Jamilly Drago cita outro fatores capazes de levar a criança à desenvolver a doença: junk food, trash food, falta de refeições regradas, falta de rotina alimentar, sedentarismo, transtorno de ansiedade, falta de limites e de disciplina ao comer.
Quais são os comportamentos que ajudam a evitar obesidade infantil?
A endocrinologista Jamilly  dá várias dicas para tentar evitar essa condição como a prática de atividade física rotineira. Além disso para ela "criança precisa brincar, ter horários determinados de uso de computadores e TV. Jogos eletrônicos devem ser reduzidos a 2 horas apenas por dia. A criança também deve dormir cedo, ter hora certa para as refeições e cardápios determinados". E completa: "A mãe não deve forçar a criança a comer tudo, devendo sempre colocar quantidades e porções no prato suficientes e, se necessário for, repeti-las".
Como uma mãe pode saber se seu filho(a) está obeso?
Há duas formas de uma mãe saber se o seu filho está obeso, conforme explica Elisabeth. Até os dois anos de vida é levado em consideração o percentual de crescimento. Nesse caso se o valor obtido for maior que 95 indica que a criança está obesa. Para crianças acima de 2 anos, o cálculo usado tem como base o famoso IMC (índice de massa corpórea). Para chegar ao resultado deve-se dividir o peso da criança pela altura ao quadrado (IMC=Peso/Altura2). Se o resultado estiver entre 25 e 30 significa que a criança está sofrendo com o sobrepeso. Se a conta der como resultado um número maior que 30 indica que a criança está obesa.
Quais as medidas que uma mãe precisa tomar caso seu filho esteja obeso?
Caso o pai ou a mãe constate que seu filho tenha desenvolvido a obesidade a recomendação é procurar um pediatra. Caso haja necessidade, os pais podem ser encaminhados ao endocrinologista pediátrico. Mas, segundo a endocrinologista, não há remédios eficazes para essa faixa etária, porém existem medidas preventivas para tentar frear essa epidemia. Ela também sugere acompanhamento multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos, pedagogos, professores e professores de educação física. E faz um alerta para sejam feitas mudanças na merenda escolar, além de pedir "punições jurídicas para empresas que fazem propagandas que associam brinquedos à comida,  inadequadas para crianças".

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail